Image Map

Gala do IX Concurso "Os Melhores Vinhos do Dão Engarrafados" 2018 - Solar do Vinho do Dão, Viseu


Foi no passado dia 13 de Julho, que se realizou no bonito cenário exterior do Solar do Vinho do Dão (Viseu), a Gala onde se entregaram os prémios relativos ao IX Concurso para os melhores vinhos engarrafados desta região.

No evento, reuniram-se para um jantar bem conseguido pela organização, muitos dos atores do setor do vinho da região do Dão, entre autarcas, políticos, produtores, enólogos ou responsáveis comerciais, por exemplo. Depois dos aclamados discursos de Arlindo Cunha (Presidente da Comissão Vitivinícola Regional - CVR - Dão), Francisco Toscano Rico (Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Vinha e do Vinho - IVV) e João Paulo Gouveia (Vereador da Câmara Municipal de Viseu), a refeição decorreu de forma animada, com o principal destaque de cada mesa a ir para diversos vinhos do Dão disponibilizados pela CVR para acompanharem com excelência o cardápio. O menu compôs-se de Creme de alho francês aromatizado com presunto e emulsão de salsa (sopa), Bacalhau confitado com broa e migas (prato de peixe), Cabrito no forno com batata assada e verdes salteados (prato de carne) e finalmente Pêra em vinho do Dão, requeijão e nogat de frutos secos.

Depois do jantar, o destaque foi entregue aos verdadeiros protagonistas do Dão, com a entrega de cerca de 120 medalhas (prata, ouro e platina), recebidas com aplausos e muito reconhecimento. As avaliações resultaram da apreciação de 35 provadores "do Dão, de Portugal e do Mundo", com 7 provadores por cada mesa, num formato inovador e diferente de edições anteriores. Para a nomeação dos medalhados com Platina (de entre os 14 medalhados com Ouro), o painel de provadores compôs-se de apenas 10 jurados.

O grande destaque vai para os três vinhos medalhados com Platina, considerados os melhores em cada categoria: Dão Maria João Branco 2013 (2.670 garrafas produzidas - categoria vinho branco de lote), Allgo Tinto 2015 (7.000 garrafas produzidas - categoria vinho tinto de lote) e Casa da Passarela - Villa Oliveira Touriga-Nacional 2014 (2.996 garrafas produzidas, categoria vinhos varietais). Destes, emergiu o grande vencedor, o Dão Maria João Branco 2013, produzido pela Quinta Solar do Arcedíago, eleito como Best in Show.

Quero agradecer em meu nome pessoal, e também em nome do Copo Meio Cheio Wineblog, o amável convite formulado pela CVR Dão para particparmos nesta Gala, nomeadamente à Dra. Graça Silva. Quero deixar um outro agradecimento à Rita Mendes (Gestora Comercial e Enoturismo da Soc. Agrícola Boas Quintas), uma vez que tem uma responsabilidade particular na nossa presença nos eventos organizados pela CVR Dão. Finalmente, o meu último agradecimento vai para os meus companheiros na mesa destinada à Imprensa durante o evento: Alexandra Magna (YoungNetwork Group), José Luís Araújo (Gazeta Rural), Modesto Junqueira (Revista Escanção), Sandra Ferreira (JN e Evasões), Ricardo Oliveira (Magna Casta) e Tiago Virgílio (Correio da Manhã).







Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-64594990-1