Brut Experience 2018 - Workshop Harmonizações

Harmonizar vinho e comida é um dos maiores desafios que se coloca a qualquer enófilo, uma vez que qualquer momento gastronómico pode ser em muito potenciado pela presença de um vinho adequado. Esta escolha obedece a critérios diversos, mas no final, o palato individual de cada um decide se a harmonização proposta funciona, ou não.

Assim, foi com grande expetativa que fiz parte desta que foi a primeira prova especial do evento Brut Experience, que conheceu a sua primeira edição no dia 16 de Junho, no Lisbon Marriott Hotel. As escolhas dos espumantes tiveram a chancela do mentor do evento, Luis Gradíssimo, enquanto os pratos servidos foram pensados pelo Chef Executivo António Alexandre, e superiormente executados pela sua equipa na cozinha.

Desfilaram pelas mesas desta prova especial pratos extraordinários, com espumantes a condizer com cada uma das iguarias. Aqui fica a lista das harmonizações trabalhadas pelo grupo:

- Croquete de queijo chèvre com mousse de pêra / Companhia das Lezírias 1836 Bruto 2015 (Tejo)
- Ostra escalfada com puré de aipo / Rama Grand Cuvée Blanc de Noirs Brut Nature 2013 (Bairrada)
- Torricado de broa de milho com cavala em escabeche de cebola roxa / Família Hehn Reserva Bruto 2011 (Távora-Varosa)
- Leitão com manteiga de amendoim / Marquês de Borba Bruto Reserva Rosé 2013 (Alentejo)
- Pastéis de tentúgal / Joaquim Arnaud Bruto 2014 (Bairrada) / Quinta do Rol Extra Bruto Grande Reserva Blanc de Blancs

Das harmonizações, todas bem pensadas, destacaria a penúltima, onde o espumante Marquês de Borba se ligou superiormente aos sabores de fruto seco da manteiga de amendoim, e entrou na perfeição na untuosidade do leitão. Muito bem.

Olhando apenas para os espumantes, gostei particularmente do Companhia das Lezírias 1836, encorpado e complexo, para além da relação qualidade-preço sempre fundamental. Outros espumantes são também autênticas pérolas, como o Quinta do Rol Grande Reserva.

Uma tarde de grande aprendizagem para todos os presentes, num evento e prova para repetir. Até para o ano, na segunda edição!!

(Luis Gradíssimo e António Alexandre)
(Todos os espumantes que brilharam neste "Workshop Harmonizações" )

(Croquete de queijo chèvre com mousse de pêra)

(Torricado de broa de milho com cavala em escabeche de cebola roxa)

(Leitão com manteiga de amendoim)

(Pastéis de tentúgal)

(Companhia das Lezírias 1836 Bruto 2015)
(Quinta do Rol Extra Bruto Grande Reserva Blanc de Blancs)

Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-64594990-1