Foi no passado dia 24 de Maio, no bonito espaço do Ibo Café, em Lisboa e junto ao Cais do Sodré, que o produtor Valados de Melgaço reuniu apreciadores, amigos e alguns curiosos para provar as novas colheitas prestes a sair para o mercado. A Valados de Melgaço apresenta-se atualmente como um importante player do concelho de Melgaço e consequentemente, dos Vinhos Verdes, com algumas referências de grande qualidade no seu portefólio, que ombreiam com alguns dos melhores vinhos desta região portuguesa de excelência para vinhos brancos, especialmente e reconhecidamente, produzidos a partir da casta alvarinho. A dupla de enólogos com grande responsabilidade no sucesso comercial destes vinhos, é constituída por José António Lourenço e Fernando Moura.
A vista do Ibo Café para o Tejo, combinada com as iguarias do Chef João Pedrosa (Ibo Restaurante), constituíram-se como o cenário que serviu na perfeição para as novas estrelas no catálogo do produtor. A prova e o convívio foram abrilhantados pela presença sempre bem-disposta e conhecedora do escanção Manuel Moreira, bem como pelo gerente / diretor / responsável do projeto, Artur Meleiro, para além da equipa responsável pela organização da Chef's Agency.
O pretexto para este encontro foi a apresentação de três novos vinhos: o Quinta de Golães Colheita Seleccionada Branco 2017 (mais de 90% alvarinho, mineral e fresco, limão maduro e raspa de lima), o Valados de Melgaço Alvarinho Reserva 2017 (mais austero e impositivo, acidez crocante, irá evoluir superiormente) e finalmente o Quinta de Golães Escolha Tinto 2016 (uma surpresa, cujo estilo foi convenientemente definido por Manuel Moreira como "funky": nota carbónica, terroso, taninos presentes e sugestão de beterraba). Estas novidades acrescentam valor ao catálogo do produtor, que está por isso mesmo, de parabéns.
A tarde trouxe ainda a possibilidade de provar mais alguns vinhos da Valados de Melgaço, que estiveram também disponíveis na prova que decorreu em Novembro de 2017, no Panorama Bar do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, da qual também vos demos conta aqui no Copo Meio Cheio:
- Quinta de Golães Colheita Selecionada Branco 2016
- Quinta de Golães Escolha Tinto 2015
- Valados de Melgaço Alvarinho Reserva 2016
- Valados de Melgaço Alvarinho Reserva 2015
- Valados de Melgaço Alvarinho Vinificação Natural 2016
- Valados de Melgaço Espumante Extra Bruto Alvarinho Reserva 2015
O nosso aplauso para este projeto, cujo foco na qualidade dos vinhos produzidos o coloca entre os produtores que mais gostamos na sub-região de Monção e Melgaço, a par de Anselmo Mendes, Soalheiro, Quinta do Regueiro ou Quinta da Pedra. Para continuar a acompanhar de perto.
Finalmente, o meu agradecimento pessoal ao Artur Meleiro, ao Manuel Moreira e às equipas do Ibo Café e da Chef's Agency.
1. As novidades apresentadas pelo produtor |
2. Os restantes vinhos em prova |
3. O responsável da Valados de Melgaço: Artur Meleiro |
4. Ibo Café: vista para o rio Tejo a partir do Cais do Sodré |
5. Uma das iguarias preparadas pelo Chef João Pedrosa |
6. Um dos melhores espumantes da região (e até nacionais), apenas cerca de 3.500 garrafas produzidas |
Artigo publicado a 17 de Junho de 2018.
Sem comentários:
Enviar um comentário