Image Map

Press Trip Casa Relvas - A arte de bem receber no Alentejo




A Casa Relvas recebeu em meados de abril um animado grupo de visitantes, inserido em mais uma Press Trip, desta vez liderada pela Maria Pimenta da Chefs Agency, para um completo programa de enoturismo que se dividiu pela Herdade da Pimenta e pela Herdade de São Miguel.

A Casa Relvas é um dos grandes produtores da região e mesmo do país, com um volume anual impressionante na ordem dos 6 milhões de garrafas. Comercializa marcas bastante conhecidas dos consumidores, como Herdade de S. Miguel, Monte dos Amigos, São Miguel dos Descobridores, ART.TERRA, Herdade da Pimenta ou Ciconia. A adega fica na Herdade da Pimenta, próxima do Redondo e da clássica cidade de Évora, e foi aqui que tomámos o pulso ao projeto, com a visita à adega desenhada por Luís Duarte, conhecido enólogo e técnico da região. O guia foi Alexandre Relvas, figura descontraída, apaixonada pelo projeto de família e com grande sentido de responsabilidade empresarial, já que do sucesso da empresa dependem diretamente cerca de 85 colaboradores.



A adega é bastante funcional, mas devido ao grande crescimento da empresa, está já no limite da sua capacidade, pelo que são expectáveis novidades nos próximos tempos... Aqui podemos encontrar as ânforas que dão origem aos vinhos de talha da marca ART.TERRA, uma recuperação desta antiga tradição na região do Alentejo. Foi nesta primeira parte da visita que provámos uma amostra de barrica do Herdade de S. Miguel Esquecido, um branco 100% arinto extraordinário na textura cremosa, muito intenso, untuoso e de final longo, a colheita de 2018 promete. A viagem continuou pelos grandes armazéns da adega, onde se embalava uma encomenda especial para o Brasil, pelo laboratório de análise química ou pela enorme sala de barricas, onde repousam nas paredes milhares de garrafas do portefólio do produtor, de diferentes referências, formatos e anos de colheita. Aqui sente-se que estamos num local especial, onde se adivinham vinhos de excelência nas proximidades... Provámos mais algumas amostras de barrica, com destaque para um monovarietal de Alfrocheiro (sedutor e expressivo aromaticamente) e para o Pé de Mãe 2017, um tinto com 90% trincadeira e 10% de castelão, que dá já uma prova bastante interessante. Um vinho a seguir com muita atenção nos próximos anos. Uma visita muito rica e didática, num ambiente divertido e recheado de provas surpreendentes.



Depois da visita à adega, estava reservado ao grupo um almoço verdadeiramente especial: fomos levados até à Herdade de São Miguel, onde Alexandre Relvas vive com a sua família e onde nos abriu as portas da sua casa, para uma refeição memorável. Os pratos tipicamente alentejanos com ingredientes locais desafiaram os sentidos de todos os presentes, e foram grandes companheiros de todos os vinhos provados. Uma prova de excelência, uma refeição feita de partilha, de histórias, de família e de amigos. Um local a que apetece voltar, e cuja viagem poderá ser feita dentro de uma garrafa de um bom vinho da planície alentejana.

Vinhos em prova durante o almoço: 
- Herdade de São Miguel Colheita Selecionada Branco 2016 Magnum
- Herdade de São Miguel Esquecido 2017 (produzidas 2.500 garrafas)
- Herdade de São Miguel Colheita Selecionada Tinto 2017
- Herdade de São Miguel Trincadeira 2014
- Herdade de São Miguel Pé de Mãe Tinto 2016 (produzidas 4.000 garrafas)
- Herdade de São Miguel The Friends Collection 2015 (produzidas 3.600 garrafas)

Resta-me agradecer a todo o grupo que me acompanhou e em particular ao meu amigo Pedro Almeida, à Chefs Agency na pessoa da Maria Pimenta, ao produtor Herdade de São Miguel e em particular ao Alexandre Relvas e sua família, o momento verdadeiramente mágico que proporcionaram a todos os presentes nesta visita. Sentimo-nos como parte da família. Obrigado.






Artigo publicado em 09 de junho de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-64594990-1