1. Valados de Melgaço Alvarinho Vinificação Natural 2016 |
O produtor Valados de Melgaço, deslocou-se no dia 22 de Novembro ao bonito espaço do Panorama Bar, no 26º andar do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, para apresentar uma novidade absoluta: um Alvarinho obtido por vinificação natural, da colheita de 2016. A empresa esteve representada pelo seu administrador, Artur Meleiro, que numa comunicação simples, bem-disposta e confiante nas potencialidades do novo produto, apresentou sucintamente os objectivos principais com este acrescento ao portefólio. A prova desta e de outras referências da Valados de Melgaço esteve a cargo de Manuel Moreira, distinto sommelier de méritos reconhecidos, e que aposta pessoalmente na qualidade destes vinhos praticamente desde o início do projecto.
Em prova estiveram ao todo sete referências, com a abertura da prova a caber ao Quinta de Golães Colheita Selecionada Branco 2016 (fresco e fluido, acidez ligeira num final leve) e o fecho ao Quinta de Golães Escolha Tinto 2016.
A vertical dos Valados de Melgaço Alvarinho Reserva, das colheitas de 2016, 2015 e 2014, revelou brancos finos e elegantes, complexos nos aromas tropicais e cítricos, encorpados qb mas com extraordinários finais de boca. O destaque vai para o 2014, confirmando o conhecido potencial dos Alvarinhos para o envelhecimento.
A grande surpresa de toda a prova (para mim, que não o conhecia) foi o Valados de Melgaço Espumante Alvarinho Reserva 2015 Extra Bruto, elegante e cheio de poder de sedução, acidez fantástica, mousse fina, final muito longo, um grande vinho.
Finalmente, a estrela do dia esteve também em grande plano, o Valados de Melgaço Alvarinho Vinificação Natural 2016 (PVP recomendado 17€), apresentou-se como o melhor dos brancos tranquilos em prova, complexo, tenso, cremoso, a acidez bem presente num final extraordinário de comprimento assinalável. Muito bem.
Uma prova interessante que permitiu compreender o (bom) trabalho deste produtor na região. Futuro garantido e vinhos que sem dúvida irão figurar em breve na minha garrafeira, com o destaque a ir por inteiro para os Valados de Melgaço, na versão Reserva, Espumante Extra Bruto ou na nova expressão "Vinificação Natural".
O Copo Meio Cheio agradece a Artur Meleiro (Valados de Melgaço) e à Patrícia Campos (Chef's Agency), o gentil convite para esta apresentação. Boas provas, com os Alvarinhos da Valados de Melgaço!!
2. Artur Meleiro na Quinta de Golães, berço dos Valados de Melgaço |
3. Valados de Melgaço Espumante Alvarinho Reserva 2015 Extra Bruto |
4. Gama de brancos tranquilos em prova |
Artigo elaborado a 30-11-2017
Sem comentários:
Enviar um comentário