Image Map

Valados de Melgaço - Novas Colheitas no Ibo Café (Lisboa)

Foi no passado dia 24 de Maio, no bonito espaço do Ibo Café, em Lisboa e junto ao Cais do Sodré, que o produtor Valados de Melgaço reuniu apreciadores, amigos e alguns curiosos para provar as novas colheitas prestes a sair para o mercado. A Valados de Melgaço apresenta-se atualmente como um importante player do concelho de Melgaço e consequentemente, dos Vinhos Verdes, com algumas referências de grande qualidade no seu portefólio, que ombreiam com alguns dos melhores vinhos desta região portuguesa de excelência para vinhos brancos, especialmente e reconhecidamente, produzidos a partir da casta alvarinho. A dupla de enólogos com grande responsabilidade no sucesso comercial destes vinhos, é constituída  por José António Lourenço e Fernando Moura.

A vista do Ibo Café para o Tejo, combinada com as iguarias do Chef João Pedrosa (Ibo Restaurante), constituíram-se como o cenário que serviu na perfeição para as novas estrelas no catálogo do produtor. A prova e o convívio foram abrilhantados pela presença sempre bem-disposta e conhecedora do escanção Manuel Moreira, bem como pelo gerente / diretor / responsável do projeto, Artur Meleiro, para além da equipa responsável pela organização da Chef's Agency.

O pretexto para este encontro foi a apresentação de três novos vinhos: o Quinta de Golães Colheita Seleccionada Branco 2017 (mais de 90% alvarinho, mineral e fresco, limão maduro e raspa de lima), o Valados de Melgaço Alvarinho Reserva 2017 (mais austero e impositivo, acidez crocante, irá evoluir superiormente) e finalmente o Quinta de Golães Escolha Tinto 2016 (uma surpresa, cujo estilo foi convenientemente definido por Manuel Moreira como "funky": nota carbónica, terroso, taninos presentes e sugestão de beterraba). Estas novidades acrescentam valor ao catálogo do produtor, que está por isso mesmo, de parabéns.

A tarde trouxe ainda a possibilidade de provar mais alguns vinhos da Valados de Melgaço, que estiveram também disponíveis na prova que decorreu em Novembro de 2017, no Panorama Bar do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, da qual também vos demos conta aqui no Copo Meio Cheio:

- Quinta de Golães Colheita Selecionada Branco 2016
Quinta de Golães Escolha Tinto 2015
- Valados de Melgaço Alvarinho Reserva 2016
- Valados de Melgaço Alvarinho Reserva 2015
- Valados de Melgaço Alvarinho Vinificação Natural 2016
- Valados de Melgaço Espumante Extra Bruto Alvarinho Reserva 2015

O nosso aplauso para este projeto, cujo foco na qualidade dos vinhos produzidos o coloca entre os produtores que mais gostamos na sub-região de Monção e Melgaço, a par de Anselmo Mendes, Soalheiro, Quinta do Regueiro ou Quinta da Pedra. Para continuar a acompanhar de perto.

Finalmente, o meu agradecimento pessoal ao Artur Meleiro, ao Manuel Moreira e às equipas do Ibo Café e da Chef's Agency.

1. As novidades apresentadas pelo produtor

2. Os restantes vinhos em prova


3. O responsável da Valados de Melgaço: Artur Meleiro

4. Ibo Café: vista para o rio Tejo a partir do Cais do Sodré

5. Uma das iguarias preparadas pelo Chef João Pedrosa

6. Um dos melhores espumantes da região (e até nacionais),
apenas cerca de 3.500 garrafas produzidas

Artigo publicado a 17 de Junho de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-64594990-1