Image Map

Quinta de Arcossó Reserva Branco 2014 - Trás-os-Montes em Grande Plano

Um excelente exemplo do que a região de Trás-os-Montes pode oferecer ao consumidor
A Quinta de Arcossó é uma propriedade de 12 hectares que se situa na região de Trás-os-Montes, mais precisamente em Ribeira de Oura (entre Chaves e Vidago). Os solos são marcadamente graníticos, e para a elaboração dos vinhos brancos a vindima é feita antes do nascer do sol e utilizam-se leveduras indígenas. Para este Reserva que contou com a enologia de Francisco Montenegro e Amílcar Salgado, a fermentação alcoólica foi parcialmente realizada em barricas de carvalho francês (70%) com bâtonnage durante 10 meses, estagiando o vinho ainda em garrafa durante mais 4 meses. O lote é composto por Arinto (40%), Alvarinho (20%), Cercial (18%), Moscatel Galego (10%) e ainda Vinha Velha (12%), o que lhe confere grande complexidade.

Nota de Prova: Cor palha aberta com reflexos esverdeados. Nariz fino, elegante e complexo, fruto branco e amarelo, abacaxi e limão, tudo expressivo. Ataque com acidez presente mas controlada, um branco vivo e cremoso, com corpo suave, tom mineral, cítrico e final intenso envolvido em especiarias como pimenta branca.

Classificação Copo Meio Cheio: 16,5 valores
Preço Recomendado: 10,50 € (Garrafeira de Celas - Coimbra)

Um branco de qualidade, marcadamente cítrico, gastronómico, estruturado mas também cremoso. O potencial de envelhecimento e sobretudo de evolução parece-me elevado.

Harmonização seleccionada: Risotto de Polvo

Um produtor para conhecer, um vinho para recordar
Publicado em 11 de Agosto de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-64594990-1