Image Map

Quinta da Fata Encruzado 2010

Cor amarelo-pálido. O nariz apresenta-se fechado, domina a austeridade em notas minerais e de citrinos maduros, folha de limoeiro. A prova de boca revela um conjunto com acidez moderada, alguma complexidade e sempre com os minerais em primeiro plano (sílex), algo gastronómico mas pouco expansivo. O comprimento final é mediano, onde os apontamentos limonados pedem um acompanhamento à altura. Este é um clássico exemplo de encruzado destinado à cave, onde o tempo lhe permitirá uma expressão que neste momento está bem escondida. 5 a 10 anos para dar muito prazer, é o meu palpite...
 
Um branco do Dão com um futuro brilhante, a preço (muito) moderado. Não há desculpas para não se comprarem bons vinhos a preços comedidos! E neste particular, a região do Dão joga normalmente com cartas altas...
 

 

Produtor: Quinta da Fata - Agricultura e Turismo
Castas: Encruzado
Região: Dão
Preço Recomendado: 5,80 € (http://www.sirlyn.com/loja/lojaonline/vinhos)

2 comentários:

  1. Amigo Miguel, prezo que tenhas em tão alta conta este Encruzado, de um produtor que eu pessoalmente, gosto muito. Não conhecia e continuo a não conhecer, a gama dos brancos e tive mesmo muita pena que não tenhas conseguido trazer uma para mim, quando lá estiveste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Pedrocas, de facto as 5 garrafas que trouxemos de Vilar Seco foram "arrancadas a ferros", pois a produção deste Encruzado é reduzida...

      A divisão ficou em 2 garrafas para mim, 2 para o meu sogro, e a outra é a das fotografias, que bebemos nessa noite... Mas com algumas sorte, uma das minhas será degustada contigo ;-)

      Eliminar

UA-64594990-1