Image Map

Um Alvarinho de Vinificação Natural - Valados de Melgaço

1. Valados de Melgaço Alvarinho Vinificação Natural 2016

O produtor Valados de Melgaço, deslocou-se no dia 22 de Novembro ao bonito espaço do Panorama Bar, no 26º andar do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, para apresentar uma novidade absoluta: um Alvarinho obtido por vinificação natural, da colheita de 2016. A empresa esteve representada pelo seu administrador, Artur Meleiro, que numa comunicação simples, bem-disposta e confiante nas potencialidades do novo produto, apresentou sucintamente os objectivos principais com este acrescento ao portefólio. A prova desta e de outras referências da Valados de Melgaço esteve a cargo de Manuel Moreira, distinto sommelier de méritos reconhecidos, e que aposta pessoalmente na qualidade destes vinhos praticamente desde o início do projecto.

Em prova estiveram ao todo sete referências, com a abertura da prova a caber ao Quinta de Golães Colheita Selecionada Branco 2016 (fresco e fluido, acidez ligeira num final leve) e o fecho ao Quinta de Golães Escolha Tinto 2016.

A vertical dos Valados de Melgaço Alvarinho Reserva, das colheitas de 2016, 2015 e 2014, revelou brancos finos e elegantes, complexos nos aromas tropicais e cítricos, encorpados qb mas com extraordinários finais de boca. O destaque vai para o 2014, confirmando o conhecido potencial dos Alvarinhos para o envelhecimento.

A grande surpresa de toda a prova (para mim, que não o conhecia) foi o Valados de Melgaço Espumante Alvarinho Reserva 2015 Extra Bruto, elegante e cheio de poder de sedução, acidez fantástica, mousse fina, final muito longo, um grande vinho.

Finalmente, a estrela do dia esteve também em grande plano, o Valados de Melgaço Alvarinho Vinificação Natural 2016 (PVP recomendado 17€), apresentou-se como o melhor dos brancos tranquilos em prova, complexo, tenso, cremoso, a acidez bem presente num final extraordinário de comprimento assinalável. Muito bem.

Uma prova interessante que permitiu compreender o (bom) trabalho deste produtor na região. Futuro garantido e vinhos que sem dúvida irão figurar em breve na minha garrafeira, com o destaque a ir por inteiro para os Valados de Melgaço, na versão Reserva, Espumante Extra Bruto ou na nova expressão "Vinificação Natural".

O Copo Meio Cheio agradece a Artur Meleiro (Valados de Melgaço) e à Patrícia Campos (Chef's Agency), o gentil convite para esta apresentação. Boas provas, com os Alvarinhos da Valados de Melgaço!!

2. Artur Meleiro na Quinta de Golães, berço dos Valados de Melgaço

3. Valados de Melgaço Espumante Alvarinho Reserva 2015 Extra Bruto


4. Gama de brancos tranquilos em prova


Artigo elaborado a 30-11-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-64594990-1