Image Map

Vinhos do Dão em Lisboa

No passado dia 10 de maio, a Garrafeira Néctar das Avenidas, à qual deixo já os meus parabéns pela boa organização, realizou uma prova dedicada exclusivamente aos vinhos do Dão (diga-se já que é uma das regiões que atualmente faz os vinhos mais interessantes, a meu ver). O local escolhido foi o Hotel Real Palácio.
 
Estiveram presentes cerca de 15 produtores do Dão, de onde destaco a Quinta da Vegia, Quinta do Escudial, Quinta dos Roques, Caves de São João, Quinta da Fata, entre outros. Dos muitos vinhos provados, alguns já bem conhecidos mas mesmo assim sempre um prazer, o meu destaque vai para:
  • Caves de São João Branco 1979: cerca de 35 anos e ainda a mostram uma juventude impressionante, sem duvida um enorme prazer.
  • Villa Oliveira Branco (Casa da Passarella): um branco proveniente de vinhas velhas com um perfil muito diferente e que demostra todo o potencial dos vinhos do Dão.
  • Quinta dos Roques Encruzado, Malvasia Fina e Garrafeira tinto: qualidade mais do que comprovada deste produtor em toda a sua gama de vinhos
  • Quinta do Carvalhão Torto: uma novidade para mim e que aconselho a provar e descobrir.
  • Condessa de Santar Branco
  • Vinhos ALLGO: um novo projeto mais vocacionado para a exportação, mas que reserva uma parte da produção para o mercado nacional, e produz vinhos muito interessantes com uma boa relação preço/qualidade
 Um evento que espero que venha a repetir-se por mais anos, e que ganhe cada vez mais adeptos para que possam descobrir o bom vinho que se faz no Dão.

Boas provas...




 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-64594990-1