Image Map

Dolium Reserva 2007 Tinto (Notas de Prova)

Cor vermelha-escura. A fruta irrompe pelo nariz em notas de frutos vermelhos maduros como cereja e ameixa. A acidez está viva no palato, taninos suaves e corpo médio, bom equilíbrio no conjunto, sugestão de framboesa, termina com médio comprimento em suaves amargos.
 
Um vinho especial, uma noite de convívio. O pano de fundo para a degustação deste Dolium Reserva 2007 Tinto foi o do costume: boa gastronomia e muita amizade. No capítulo da amizade, um agradecimento muito especial ao nosso grande amigo Nuno Pereira, que trouxe os dois belos polvos que foram a base do prato principal, um já clássico "Polvo à Lagareiro", opção que se presta especialmente à harmonização com tintos de excepção.
 
Já por algumas vezes esteve na calha abrir uma das 2 garrafas que tinha (agora resta-me outra) deste tinto alentejano, mas nunca se havia proporcionado... Este D.O.C. Alentejo apresentou-se num momento de consumo muito apropriado, tenho dúvidas sobre o que possa ganhar com mais tempo de estágio. Sedutor nos aromas envolventes, há camadas sobrepostas, um desafio que se prolonga numa boca mais austera, o lado sóbrio assente em acidez bem proporcionada relativamente ao corpo presente mas elegante. Um bom exemplo daquilo que o Alentejo pode proporcionar, mas talvez num patamar de preço algo excessivo. Não restam muitas dúvidas sobre os "mimos" com que o enólogo presenteou as 6.600 garrafas produzidas antes de as comercializar (fermentação maloláctica em barricas novas de carvalho francês e americano por 18 meses, mais outro tanto de estágio em garrafa), que serão a principal justificação para os cerca de 30 € que custa, mas é um luxo, apesar de não ser nenhum Vinea Julieta Talhão 24... Em suma, um bom vinho, o Alentejo clássico bem representado.

 
 


 
Produtor: Paulo Laureano Vinus
Região: Alentejo
Castas: Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet
Enólogo: Paulo Laureano
Produção: 6.600 garrafas
Preço Recomendado: 29,30 € (http://www.coisasdoarcodovinho.pt)
 
Miguel Zegre escreve de acordo com a antiga ortografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-64594990-1