Image Map

Uvas Castas 2005 Tinto

Cor granada. No nariz predominam as notas de fruta preta e vermelha madura, cereja, amora e ameixa, ligeiro traço de cacau. No palato aponta outro perfil, mais contido, austero, corpo mediano, taninos presentes e secos, bom volume, conjunto que termina persistente e envolto em notas de pimento. Complexidade é a palavra de ordem.
 
O Uvas Castas 2005 Tinto produzido pela Herdade da Mingorra, nasce da vontade do seu mentor e proprietário Henrique Uva em reunir as melhores características dos vinhos do Alentejo e do Douro num lote único.

Para concretizar este objectivo, utiliza uvas de vinhas com mais de 70 anos da Quinta de Santa Susana (propriedade da família na região duriense), maioritariamente Tinta Roriz, Tinta Barroca e Touriga Nacional, e uvas das melhores parcelas da Herdade da Mingorra (Alentejo). Estas uvas são vinificadas em lagar de inox, estagiando isoladamente cada um dos vinhos obtidos em barricas novas de carvalho francês por um período de 6 meses. Posteriormente, o enólogo Pedro Hipólito executa o loteamento final, que precede mais um estágio em barrica durante 6 meses, antes ainda do último período de evolução na adega já em garrafa, que oscila entre 12 e 18 meses. O resultado é este vinho de mesa sem denominação de origem. Nas palavras do enólogo, podemos encontrar "a longevidade, concentração, estrutura e complexidade" características dos vinho do Douro, enquanto o Alentejo empresta "elegância, suavidade e maciez".
 
Na minha opinião, o vinho dá uma prova algo estranha, não colocando em causa a sua qualidade, mas as diferenças notórias entre os perfis aromático e de boca poderão mesmo confundir qualquer enófilo, constituindo assim um bom exercício intelectual. O objectivo a que se propôs o produtor foi atingido na sua plenitude, e este é um vinho obrigatório!

Em 2006 não houve produção de Uvas Castas, devido à qualidade inferior às expectativas das uvas provenientes do Douro, no entanto, podemos esperar a comercialização das colheitas de 2007 e 2008 que seguem já o seu caminho na adega...
 
 
 
 
 
Produtor: Henrique Uva
Região: Alentejo
Castas: Tinta Roriz, Tinta Barroca e Touriga Nacional (Douro); outras variedades (Alentejo)
Enólogo: Pedro Hipólito
Preço Recomendado: 21,09 € (em www.vinhoweb.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-64594990-1