Image Map

Casa da Atela Merlot 2007

Bela cor granada. Aromas de fruta silvestre madura, groselhas, framboesa, leve sugestão de hortelã-pimenta, algumas notas de barrica resultantes do estágio. O ataque de boca é suave e apresenta-se com algum volume e medianamente encorpado. No final sente-se alguma acidez e um ligeiro traço vegetal, que equilibra um conjunto gastronómico de persistência assinalável.

A Quinta da Atela é uma propriedade situada em Alpiarça, em plena região demarcada do Tejo, a cerca de 100 km de Lisboa. Possui uns impressionantes 600 ha, dos quais 130 ha são de vinhas entre os 10 e os 50 anos de idade, divididas por castas tintas (85 %) e brancas (15 %). O portefólio de vinhos é bastante diversificado, com uma aposta perceptível na gama alta em diversos monovarietais tintos (Syrah, Touriga Nacional, Merlot ou Petit Verdot) e brancos (Gewürztraminer, Chardonnay, Fernão Pires ou Sauvignon), bem como em alguns bivarietais (Chardonnay/Gewürztraminer ou Chardonnay/Sauvignon).

Este Casa da Atela Merlot 2007 é um óptimo exemplo do bom trabalho que aqui tem vindo a fazer António Ventura. O estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês (70 %) e americano (30 %), dá um importante contributo para que o vinho se apresente cerca de 5 anos depois da colheita neste nível elevado, proporcionando uma prova bastante agradável e complexa. Harmonizou com um clássico prato de filetes de polvo com arroz de tomate e feijão encarnado e cumpriu bem  o seu propósito!

Para os enófilos que se queiram aventurar na exploração de outros monovarietais desta casta de origem francesa, sugiro outras duas referências da Península de Setúbal, a primeira das quais já avaliada aqui no Copo Meio Cheio: Má Partilha 2008 (Bacalhôa Vinhos) e Casa Ermelinda Freitas Merlot 2008.

Para terminar queria deixar um agradecimento ao meu amigo Adelino Lopes, fornecedor do molusco que permitiu a elaboração deste prato principal. Bem-haja! 
 
 


Produtor: Sociedade Agrícola da Gouxa e Atela
Região: Tejo
Castas: Merlot (100 %)
Enólogo: António Ventura
Preço Recomendado: 7,80 € (www.wineboutique.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-64594990-1